quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Vida de um Homem Chamado Sansão

INTRODUÇÃO (Juízes 13-16)

Deus, em Sua soberania, teve todo o cuidado de não permitir que algo que Ele deseja que Seus filhos ao longo da história ficassem sabendo deixasse de ser expresso em sua Pala-vra, e é baseado nesta soberania que Deus permitiu que o período dos Juízes acontecesse e principalmente, fosse narrado da maneira como está revelado na Sua Palavra.


CONTEXTO HISTÓRICO DO LIVRO DE JUÍZES

Dentre o período dos Juízes diversas atitudes do povo de Israel se sobressaíram, ten-do o ambíguo propósito de expressar a independência político-religiosa que Israel esta bus-cando e também as oportunidades criadas por Deus a fim d'Ele estar restaurando a Sua sobe-rania mediadas por meio do povo de Israel, seus pecados e dos juízes.Essas atitudes podem ser identificadas como:

1. A Apostasia Total do Povo - Envolvido está nesta atitude a idolatria desenfreada que constantemente o povo cometia contra o Senhor, sendo que isto “era mau perante os olhos do Senhor”.

2. A Servidão Exercida Por Um Povo Pagão - Como conseqüência desta apostasia Deus executa o juízo sobre este povo permitindo que ele sofresse opressão e castigo por meio das mãos de povos pagãos. Os opressores do povo de Israel no período de Juízes foram:? A Mesopotâmia;? Moabe;? Filistia;? Canaã;? Midiã;? Abimeleque;? Amom.

3. A Súplica Pelo Perdão e Livramento Divino - Após a conscientização da nação dos pecados que haviam cometido contra o Senhor Israel suplicava pelo perdão e livramento di-vino, a fim de não mais sofrer as conseqüências de seus pecados.

4. O Livramento - Com a expressão do arrependimento nacional o Senhor mediante a Sua graça misericordiosa suscita juízes em Israel com o propósito de livrar o povo desta tremenda opressão.

5. A Reincidência - Após a morte deste juiz o povo novamente voltava a fazer “o que era mau perante os olhos do Senhor” e assim dá início ao ciclo novamente. Sendo que isto acontece por sete vezes no livro de Juízes.Uma das características do período dos juízes era a falta de uma liderança espiritual e política qualificada pois isto permitia cada um fazer “o que era reto perante os seus próprios olhos”.

CONTEXTO HISTÓRICO DO JUIZADO DE SANSÃO

O contexto em que se encontrava o povo de Israel no período do juizado de Sansão era um período evidenciado pela apostasia do povo para com Deus mediante o seu envolvi-mento com a idolatria.E em meio a toda esta podridão em forma de ídolos a teocracia deixa de ser a evidên-cia político-religiosa para dar espaço à vontade pessoal de cada indivíduo israelita.O povo que Deus estava permitindo que oprimisse a Israel eram os filisteus que por quarenta anos escravizou estes israelitas.E é no meio de toda esta situação que o Senhor suscita o 13º juiz que conduziria Is-rael ao livramento destes opressores, sendo Sansão o homem utilizado por Deus para exe-cutar tamanha tarefa.

A MENSAGEM DA VIDA DE SANSÃO

A força brutal de um homem a quem Deus sempre se fazia presente acabou por causa do seu apetite carnal pelas paixões profanas e suas insensatas atitudes em momentos capazes de consagrá-lo em seu juizado.


SANSÃO: UM HOMEM DE BOA FAMÍLIA E RELIGIÃO?

Original de Zorá (13.2) - Cidade entre Dã e Judá;? Filho de Manoá (13.2);? Da tribo de Dã (13.2);? Nasce mediante a Soberania divina em transpor as limitações físicas de sua mãe (13.3);? Seria nazireu [consagrado] (13.5);? Seria juiz político-religioso em Israel (13.5);? Julgou Israel por 20 anos (15.20).

SANSÃO: UM HOMEM MARCADO PELOS CONTRASTES DE SUA VIDA?

Separado como Nazireu (13.5; 16.17) - No entanto brincava com más associações (14.1-3);? Espiritual ocasionalmente (13.25; 15.14) - No entanto sob o poder de apetites car-nais (16.1-4);? Infantil em seus planos (15.4) - No entanto corajoso na batalha (15.11-14);? Poderoso em forma física (16.3,9,12,14) - No entanto fraco na resistência à tenta-ção (16.15-17);? Seu triste fim trágico (16.30).

SANSÃO: UM HOMEM A QUEM DEUS SEMPRE SE FAZIA PRESENTE?

Desde o ventre materno (13.5);? Na escolha de sua primeira esposa (14.4);? Com a presença do Espírito Santo em sua vida (13.25; 14.6, 19; 15.14).

SANSÃO: UM HOMEM DOTADO DE UMA FORÇA FÍSICA BRUTAL E DESCOMUNAL?

Matou um leão com as próprias mãos (14.5,6);? Matou 30 ascalonitas (14.19);? Arregaçou 300 raposas e as usou como tochas para queimar a plantação de cereal dos filisteus (15.4,5);? Matou 1000 homens com a queixada de um jumento (15.15,16);? Arrancou e levou embora as portas da cidade de Gaza (16.3);? Derrubou as colunas de uma casa com sua força matando milhares e milhares de pessoas (16.26-30).

SANSÃO: SUA FRAQUEZA PRESENTE EM SEU DESEJO LASCIVO

Por três vezes Sansão envolveu-se com mulheres filistéias, demonstrando assim a sua preferência pessoal pelas mulheres bentregues às paixões contrárias à vontade de Deus. Eram elas:? A moça filistéia de Timna (14.1-7);? A prostituta filistéia de Gaza (16.1-3);? A filistéia Dalila (16.4).

SANSÃO: UM HOMEM ENGANADO POR UMA MULHER, DALILA?

É chantageado (16.13-15);? Credita sua confiança e segredo a esta filistéia (16.16,17);? Foi traído por ela (16.17-20).


SANSÃO: UM HOMEM ARRUINADO NA PRESENÇA DE SEUS INIMIGOS?

Perde a presença de Deus em sua vida (16.20);? É sentenciado a exercer um serviço praticado por mulheres (16.21);? Vazaram-lhe os olhos (16.21);? Em sua presença outro Deus foi adorado (16.23,24);? Foi motivo de escárnio para os filisteus (16.25).

APLICAÇÕES PESSOAIS?

Sabendo que o mundo em que vivemos é um mundo totalmente entregue às paixões carnais é de extrema importância que as pessoas que zelam verdadeiramente pelo nome do Senhor se abstenham de toda e qualquer sorte de impureza a fim de que o nome do Senhor não seja manchado pela vida de um iníquo pecador;? Atualmente com o crescente números de ministros do evangelho caindo em pecado em caráter moral é necessário que eu esteja desde já delimitando os meus padrões de namo-ro e também o que eu quero alcançar fisicamente no meu futuro casamento, a fim de que eu esteja firme nestes propósitos para não ceder às tentações que o mundo com certeza me ofe-rece e irá me oferecer;? Sansão não soube utilizar-se de seus privilégios e cumprir com suas responsabilida-des decorrente de sua consagração ao Senhor, e sabendo que constantemente eu me consa-gro ao Senhor em algumas áreas de minha vida é fundamental que eu esteja exatamente ci-ente destes privilégio e responsabilidades a fim de que isto sempre esteja encucado em mi-nha mente e coração para assim não pecar contra o Senhor;? Muito do que acontece atualmente com as pessoas que já possuem a sua salvação em Cristo Jesus é que estas pessoas acomodam-se exatamente nesta posição de “conforto”, pois desenvolver a salvação exige muita vontade de querer ser constantemente moldado pelo Senhor, e ciente disso vou procurar a cada dia estar querendo e permitindo que Deus esteja atuando em uma área de minha vida a fim de que eu não venha estar me fazendo como um Sansão da vida que não se contentou com a presença de Deus em sua vida e foi procurar prazer na carnalidade imunda do mundo.

CONCLUSÃO

Sansão de fato teve todas as oportunidades do mundo para confirmar o seu juizado como sendo submisso à vontade de Deus, porém por diversas vezes também deixou estas oportunidades escaparem fora dos seus domínios, caindo nos domínios das paixões lascivas.No caso de Sansão o seu fim foi mais do que merecedor pois em nenhuma situação da sua vida ele parou e reconheceu que deveria voltar ao centro da vontade de Deus, fincan-do assim como protagonista da soberania de Deus em sustentá-lo com graça para através dele mesmo assim libertar o povo de Israel das mãos do filisteus.Que esta mesma graça de Deus esteja a me iluminar com o propósito de os meus fins serem compatíveis com os meios de minha vida, e que os meios de minha vida sejam vividos na mesma intensidade com que vivi os meus primeiros meses de vida cr

0 comentários:

Postar um comentário

Blog do Júnior Santos © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute