segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PIERCING E TATUAGENS


Piercing Cultural ou Cultual?
Muitos jovens hoje dentro das igrejas, usam ou querem usar tatuagens, piercing, sem conhecer uma posição clara da igreja. Devem tatuar e usar piercing ou não? É pecado, é errado, ou não? Qual a aposição da igreja diante dessas “necessidades” da juventude?

Vivemos em um mundo globalizado, onde a cultura de um povo em particular, já não é tão particular, mas compartilhada para outras culturas a milhares de quilômetros, incorporando na linguagem, gestos, alimentação, aparência, etc. Toda cultura possui elementos que precisam ser conservados e outros que precisam ser transformados pelo evangelho.

Esta cultura globalizada faz com que elementos de uso e costumes que pertencem a uma cultura distante, remota, torne-se parte de outra cultura, ou de todo o mundo. As palavras em inglês que foram incorporadas em nossa cultura como hambúrguer, são usadas como se fossem nossas; a comida chinesa e japonesa, pratos italianos, gravatas, ternos, sapatos, nossa liturgia religiosa, etc.
O piercing ou pendente de Rebeca?


Assim, também vem a influência da música, dança, ritmos, tatuagem e piercing, sendo que a origem desses dois últimos itens remota a culturas antigas, como a egípcia, hebraica, mesopotâmia. Os piercing e as tatuagens eram usados para diversos fins, aparência, religião, demonstração de riqueza, beleza e força. A primeira referência que alguns dizem que era um “piercing” na Bíblia está em Gêneses 24.22 e 47, quando o servo de Abraão, Eliezer, fora enviado para arranjar uma noiva para o seu filho Isaque - “Quando os camelos acabaram de beber, o homem deu a jovem um pendente de ouro de seis gramas... então coloquei o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços”.

Porém esta palavra não se refere ao um “piercing”, mas um pendente ou uma argola geralmente de ouro, que era parte do ornamento usado no nariz ou na orelha por homem, mulher ou ídolo. A palavra “piercing” é uma palavra inglesa que significa “objeto agudo, penetrante, que rompe, dilacera e perfura”. É claro que não podemos chamar o presente de Eliezer de “piercing”, pois não perfurava o nariz, mas um objeto que ficava pendurado. O texto diz – “eu coloquei o pendente em seu nariz... e curvei-me em adoração ao Senhor...”. É claro que diante do poço em que Rebeca dava água para os camelos, Eliezer não perfurou o nariz de uma desconhecida, colocou uma argola e em seguida adorou a Deus.

O presente de Abraão entregue por Eliezer a Rebeca, fazia parte de recompensas pela aceitação da proposta de casamento como pagamento do dote, isso era natural naquela época, é tanto que quando o irmão de Rebeca viu o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços, ele procurou Eliezer e lhe ofereceu abrigo, aceitando assim a recompensa, palavra em hebraico “mãhar”, que significa, “adquirir mediante (dote) pagamento, o pedido de casamento – “A jovem voltou para a casa e contou tudo a família de sua mãe. Rebeca tinha um irmão chamado Labão. Ele saiu apressado á fonte para conhecer o homem, pois tinha visto o pendente e as pulseiras no braço de sua irmã, e ouvira Rebeca contar o que o homem lhe dissera. Saiu, pois, e foi encontrá-lo para junto á fonte, ao lado dos camelos. E, disse: Venha, bendito do Senhor! Por que ficar ai fora? Já arrumei a casa e um lugar para os camelos”. Gêneses 24.28-31. O pendente em Rebeca não era um “piercing”, mas parte do pagamento de dote de Abraão para o casamento do seu filho Isaque com Rebeca. Havia um significado, um propósito cultural e familiar.
Este mesmo sinal de recompensa do dote de casamento foi dado por Deus a Jerusalém em uma metáfora do seu relacionamento de marido com Jerusalém a sua esposa amada – “Brincos para o nariz e as orelhas, e uma linda coroa para a sua cabeça”. Ezequiel 16.12.

As argolas e pendentes do passado
deixam marcas irreparáveis no presente
Muitas ocasiões os ornamentos no nariz, no tornozelo, na cabeça ou na orelha, eram usados como sinais de opulência, magia e sedução. Vejamos alguns em Isaías 3.16-24.

1. Elas usavam enfeites para flertar e seduzir os homens com o seu corpo - “E por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares”.
2. Elas usavam vários enfeites, parecendo muito com o uso que muitas mulheres e homens fazem hoje, com objetivos de magia e sedução:
» “Naquele dia o Senhor arrancará delas: as pulseiras, as testeiras e os colares, os pendentes, os braceletes e os véus, os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo...”.
» “Os cintos, os talismãs e os amuletos...”. Elas usavam objetos com fins espirituais de proteção. Esses objetos citados aqui são objetos indicados por demônios como pontos de magia.
» “Os anéis, os enfeites para o nariz”. Observe que o uso aqui já não era como recompensa de dote, mas como enfeites de embelezamento com fins de sedução.
» “As roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas; os espelhos, as roupas de linho, as taras e os xales”. O uso de muitos desses enfeites em si não estava errado, mais com o objetivo que elas usavam estava errado e foi censurado por Deus.

3. Por esse motivo, Deus disse que: – “Em vez de perfume haverá mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calvície, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes”. Incrível que, até hoje, essas coisas acontecem. Por causa do uso indiscriminado de indumentárias de embelezamentos com fins de sedução e magia, temos visto:
» “Em vez de perfume, mau cheiro”. O cheiro do pecado, lascívia, das doenças sexuais, do câncer, da aids, das drogas, etc.
» “Em vez de cintos, cordas”. O aumento do suicídio, assassinatos, mortes em clínicas de cirurgias plásticas, de aborto, etc.
» “Em vez de belos penteados, calvície”. A calvície provocada pela queda de cabelo por abuso de produtos químicos de embelezamentos; provocada, também, pela quimioterapia para aplacar o câncer.
» “Em vez de roupas finas, vestes de lamento”. Quantas pessoas que pagam caro pelo luxo, não têm paz, sossego, tranqüilidade, só tem lamento e dor.
» “Em vez de beleza, cicatrizes”. Muitas carregam as marcas no próprio corpo; marcas que não saem com sabão.

4 comentários:

Danilo disse...

Ola irmão Junior Santos!

Muito equilibrada a sua visão dos costumes e modismos e o comportamento e testemunho cristão.

Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Espero que goste. Paz e Bem!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Blog do Sheivison disse...

Que a paz de Cristo seja derramada sobre sua vida sempre... parabens pelo blog, muito edificante, que Deus continue te abençoando sempre, visite meu blog passa lá e comenta... te vejo por lá - abraço, Sheivison.

Eliane Jany Barbanti disse...

Olá querido, parabéns pelo seu blog, muito interessante; já sou sua seguidora.
Agradeço sua visita ao louvor a Deus e por tornar-se nosso seguidor, é uma honra.
Volte sempre!!!
Paz e graça com o Senhor abundantemente!!!
Beijos de luz.
Eliane

Doutrina Cristã disse...

Ola jr., perfeito seu entendimento sobre o modismo atual.

estou seguindo seu blog moderadamente sem muito modismo claro.

Seja também seguidor do meu blog (Doutrina de Cristo).
Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
preparados para tocar o seu coração!
E mais ...
Inscreva-se e receba atualizações por email.
PS - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Mateus 24:8

Postar um comentário

Blog do Júnior Santos © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute